Como publicar fretes e encontrar caminhoneiros?

Publique seus fretes e encontre caminhoneiros de forma rápida pela FreteBras. Você pode tanto ver o vídeo como seguir o passo a passo abaixo:

Para publicar seus fretes, primeiramente acesse a plataforma com seu login e senha. Caso não saiba como, leia nosso artigo " Como acessar minha conta na FreteBras ".

No Painel Administrativo, acesse o menu "Cadastrar Fretes".

Na seção "Localização da Carga", comece escolhendo o Estado e a Cidade de Origem da carga utilizando os menus suspensos. Faça o mesmo para o Estado e Cidade de Destino.
Depois, preencha os campos Data da Coleta e Data da Entrega, com as datas que deseja que o motorista carregue a carga e que faça a entrega, respectivamente. Esses campos são opcionais, então caso não seja relevante para sua postagem, pode seguir para a próxima seção.

Caso não saiba qual o preço normalmente praticado para esta rota, pode utilizar uma ferramenta de "Análise de Rota" para descobrir. Clique no botão "Analisar Preço" que irá aparecer após o preenchimento de Origem e Destino.

Agora, na seção "Informações sobre a Carga", preencha o campo de texto Produto com o item principal da carga a ser transportada. Você verá que, ao preencher, uma ferramenta te mostra Sugestões de termos mais utilizados para a palavra digitada. Caso alguma sugestão seja adequado, selecione.

Então escolha a  Espécie que mais se adequa à carga a ser transportada. Temos opções como "animais", "bobinas", "caixas", "granel", entre outros.

Caso seja obrigatório que o caminhão seja rastreado, escolha "Sim" no menu suspenso Exige Rastreamento . Se não precisa, escolha "Não".

Se é uma carga fracionada para complementar um frete, escolha "Sim" no menu suspenso Complemento . Caso seja para usar um caminhão cheio, selecione "Não".

No campo Qtd. de Volumes, informe a quantidade de volumes que será transportado, por exemplo 50 caixas de ração. No campo Peso unitário (Kg), informe o peso unitário de cada volume em quilogramas, no exemplo, o peso em Kg de cada caixa. E por fim, no campo Volume Unitário (m3) informe o volume unitário em metros cúbicos, no exemplo, o volume ocupado por cada caixa de ração. Esses campos são opcionais, caso não possua essas informações ou se não forem relevantes, pode ir para a próxima seção.

Vamos agora para a parte de selecionar o melhor caminhão para este frete. Selecione o tipo de 1 a 4 tipos de Veículo e também de 1 a 4 tipos de Carroceria . Estes dados vão garantir que caminhoneiros que tenham estes caminhões entre em contato com você e localizem sua carga nas buscas.

Se você não sabe qual tipo de veículo e carrocerias é mais adequado, leia nosso artigo sobre o assunto " Tipos de veículos e carrocerias ".

Preencha o Preço que está disposto a pagar por este frete e especifique no próximo campo se o valor é referente ao preço por tonelada, preço por caminhão cheio, preço por quilômetro rodado ou a combinar com o motorista (a opção a combinar não está disponível para cadastro de empresas agenciadoras).
No campo Pedágio Incluso selecione “Sim”, caso o pedágio já esteja incluso no valor que você preencheu; e “Não” se o pedágio será pago a parte e não está incluso no valor que você preencheu.

Fretes publicados com valor têm até 30% mais retorno de caminhoneiros do que os fretes com valor a combinar.

Se houver mais alguma informação relevante sobre a carga, tal como local, informações sobre o pagamento, entre outras, escreva no campo aberto Informações adicionais de embarque. Quanto mais informações, maior a chance de caminhoneiros adequados entrarem em contato.

Todos os campos com * são obrigatórios.

Na seção Responsáveis pelo frete marque no mínimo 01 e no máximo 03 contatos responsáveis pelo frete, esses contatos serão exibidos na postagem.

Na seção "Configurações de publicação", vamos definir quem pode ver este frete publicado e qual o destaque que receberá na listagem de fretes para os caminhoneiros.

Selecione como deseja publicar seu frete:

• Incluso na assinatura: o custo da publicação já está incluso na sua assinatura e seu frete é publicado normalmente e será aplicado por ordem de publicação para os caminhoneiros.
  • Frete em Destaque:  nesta opção, seu frete ganha destaque e fico ao topo da lista de fretes por 24 horas; porém o valor deste destaque é buscar a parte. Escolhendo esta opção, você receberá o boleto separado da assinatura.

Selecione a visibilidade do seu frete:

Pensando na segurança da sua postagem, agora somente motoristas cadastrados terão acesso aos contatos da empresa. Com esta opção, seu frete será listado apenas para os caminhoneiros que estão cadastrados em nossa plataforma, fazendo com que os contatos que apresentam sejam de fontes mais seguras e que pessoas estranhas não tenham acesso aos seus dados.

Para finalizar, clique no botão  Cadastrar Frete .

Pronto, sua carga foi publicada!