Tipos de veículos disponíveis

Está na dúvida de qual veículo é o mais adequado para seu frete? Temos aqui mais detalhes para te ajudar!

Seja qual for a carga, aqui na FreteBras você encontra o veículo ideal para transportá-la.

Sabemos que escolher qual será o veículo e carroceria certos para o seu tipo de carga nem sempre é uma tarefa fácil, mas não se preocupe! Nós preparamos esse artigo simples e rápido para ajudá-lo.

Mas antes, vamos falar de algumas definições básicas:

Há uma diferença entre Caminhão e Carreta. 

Considera-se o Caminhão como aquele veículo fixo, monobloco de uma única parte já incorporando a cabine, motor e a carroceria (unidade de carga). 

A Carreta, por sua vez, é caracterizada como aquele veículo articulado, possuindo unidades de tração e de carga em módulos separados. Essas duas unidades são denominadas respectivamente de Cavalo Mecânico e Semirreboque.

O que são eixos?

O eixo é aquilo que liga ao menos um par de rodas do caminhão. Um carro comum, por exemplo, tem apenas dois eixos, com quatro rodas. 

Os tipos de eixos vão determinar o peso máximo que o caminhão pode levar, quanto ele vai pagar no pedágio e, a necessidade de manutenção de itens como pneus e suspensão. 

Você pode selecionar de 1 a 4 opções ao publicar um frete!

Veículos leves

Toco, 3/4, VLC - Ideais para transportes de curta distância ou dentro de centros urbanos. As principais carrocerias utilizadas são Baú, Grade Baixa, Baú Frigorífico e a Sider.

3/4

Conhecido como VUC (Veículo Urbano de Carga), o caminhão 3/4 é o de menor porte, sendo assim o veículo ideal quando a entrega é em regiões centrais onde há restrição para caminhões grandes. Sua capacidade de transporte é de 4 toneladas.

Toco

Um pouco maior que o ¾, o Toco tem uma capacidade de transporte de 6 toneladas e seu peso bruto (veículo + carga) chega a 16 toneladas. Possui como característica dois eixos na carroceria: um frontal e outro traseiro, ideal para cargas como mudanças, transportes de carga seca, cargas gerais e caminhão caçamba de areia, pedra e terra.

VLC

Consiste em um caminhão leve de dois eixos, com capacidade de carregamento de menor porte, até 4 toneladas, próprio para utilização em áreas urbanas. Nesta categoria, estão veículos como Vans, Furgões, HR, etc.

Fiorino

É um tipo de veículo que se enquadra na categoria de VLC, se adequa muito bem ao transporte de cargas pequenas em regiões com trânsito intenso. Sua capacidade de carga é de aproximadamente 650 kg.


Veículos médios

Truck, Bitruck - Ideais para rodar em estrada, essa categoria transporta cargas entre 14 e 20 toneladas. Suas carrocerias mais populares no Brasil são Caçamba Graneleira, Grade Baixa, Baú e Baú Frigorífico.

Truck

O truck possui o mesmo comprimento do caminhão toco que é de 14 metros.A principal diferença é que o caminhão Truck possui um eixo dianteiro e outros dois na carroceria. O objetivo é poder carregar uma carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas.

Bitruck

O caminhão bitruck é uma variação do truck e, como o nome diz, se caracteriza por ter duplo eixo tanto na parte traseira, quanto na dianteira. Tem capacidade para 20 toneladas.


Veículos pesados

Carreta, Carreta LS, Bitrem, Rodotrem e Vanderléia - Se você estiver precisando transportar cargas maiores e com mais peso, esse é o grupo de veículos ideal. Com capacidade entre 25 e 52 toneladas, as carrocerias mais populares são Caçamba Graneleira, Grade Baixa, Baú e Baú Frigorífico. Elas são utilizadas principalmente para cargas a granel.

Carreta

A Carreta simples ou Cavalo Mecânico Simples possui dois eixos e acopla um semi-reboque para transitar com diversas cargas. Tem capacidade para até 25 toneladas.

 

O Cavalo Mecânico Simples comporta dois tipos de conjuntos, são eles: o Conjunto Carreta 2 eixos + Cavalo Mecânico Simples e o Conjunto Cavalo Mecânico Simples + Carreta 3 eixos:

Carreta 2 eixos: utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta 3 eixos: utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semirreboque com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta LS

Tem o mesmo conceito do cavalo mecânico (carreta simples), mas com o diferencial de ter eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Por ter o eixo duplo traseiro, possui uma grande capacidade de carga quando acoplado ao semi reboque. A capacidade de carga varia de acordo com a quantidade de eixos do semi reboque.

Bitrem

Conta com duas articulações e uma combinação de sete eixos. Geralmente, possui um cavalo mecânico trucado tracionando os semirreboques. A capacidade de carga do Bitrem é de 57 toneladas.

Rodotrem

É formado por dois semirreboques ligados por um intermediário chamado Dolly, sendo estes tracionados por um cavalo mecânico trucado. O rodotrem possui três articulações (quinta roda, engate dianteiro e quinta roda do Dolly). O veículo aceita um peso máximo de 74 toneladas, e para transitar necessita uma autorização especial de trânsito.

Vanderléia

A principal característica da carreta Vanderleia, é o espaçamento/distanciamento dos eixos, mais de 2,40 metros um do outro. Essa característica, proporciona uma distribuição maior do peso na carreta, diferente das carretas convencionais, podendo carregar até 34 toneladas. 

CARROCERIAS

Baú: Este tipo de carroceria é caracterizado por seu compartimento externo ser fechado. Indicado para cargas que precisam ser protegidas do sol e calor do ambiente.



 

Baú Frigorífico e Refrigerada: A carreta frigorífica mantém a temperatura em torno de -15º à -20ºC evitando variações que levem ao descongelamento da carga, muito utilizado para o transporte de carnes, por exemplo. Já a carreta refrigerada, mantém a temperatura entre 0º e -10ºC sem a formação de gelo, sendo utilizada para o transporte de laticínios, frutas e medicamentos.

 

Sider: é uma espécie de baú lonado. Assim, a carga e descarga dos produtos neste tipo de carreta é feita pela lateral do veículo, sendo de grande utilidade para o transporte de cargas de grande volume. A principal utilidade dessa carreta é o transporte de cargas paletizadas, a exemplo das peças automotivas.

 

Graneleiro (Grade Alta): utilizado no transporte de grãos como milho e soja, além de fertilizantes e adubos. Tem as grades mais altas que facilitam a acomodação dos itens, garantindo assim um transporte seguro. Normalmente, é coberta por uma lona que fica presa ao redor da carreta.

 

Grade Baixa: possui laterais baixas, facilitando assim a carga e descarga. Este tipo de carreta, é indicada no transporte de cargas secas como mercadorias encaixotadas, latas, barras de aço etc.

 

 

Prancha: seu compartimento de carga é extenso e livre, ou seja, as laterais são abertas com nenhum tipo de grade. Esse modelo é utilizado no transporte de tratores, máquinas agrícolas etc.

 

 

Caçamba: muito comum na construção civil pois é utilizada no transporte de entulho, terra, cascalho dentre outros materiais.

 

 

Silo: também conhecida como ‘cebolão’ é indicada para o transporte de materiais que necessitam de sistema de descarga por pressurização, ou seja, que necessitam de pressão para sair, tais como cal, cimento, talco industrial etc.

 

Cegonheiro: utilizada principalmente no transporte de veículos (carros) e até mesmo de outros caminhões. Este tipo de carreta pode chegar até 22 metros de comprimento.

 

 

Tanque: essa carroceria tem o formato de um tanque. É utilizado no transporte de produtos inflamáveis como gasolina e álcool, e outros produtos nocivos pois possui um compartimento preparado para receber estes tipos de produtos o que garante segurança no transporte.

Bug Porta Container: é utilizada para o transporte de containers que são fixados na carreta por meio dos ‘Looks’. As carretas deste tipo, fazem o transporte de containers que podem ser de 20 ou 40 pés.

 

 

Cavaqueira: é utilizada para o transporte de produtos que não necessitam de movimento basculante ou tombador. Possui uma abertura na parte superior que facilita o carregamento. É utilizada para produtos como cavaco de madeira, granéis, silagem, produtos de madeira florestal, carvão vegetal, lixo, biocombustíveis etc.

 

Munck: utilizada para o transporte de mercadorias que precisam ser suspensas como grandes máquinas. Essa carreta conta com um ‘braço’ articulado e sistema hidráulico que são utilizados para carga e descarga.







Gaiola: utilizada para diversos tipos de cargas que vão desde botijões de gás, carvão, cavaco de madeira, transporte de animais (Bioadeira).